De Saint Jean Pied de Port a Santiago, 2012
Meu Caminho superou espectativas e me proporcionou inúmeras experiências, muitas delas relatadas no site (ver final).
O Caminho tem trechos difíceis que exigem muito dos peregrinos Uma vez superados servem de motivação e os deixam fortalecidos. O Caminho é superação e desafios, que nos impulsionam.
Todo o Caminho é sinalizado, basta atenção. É recomendável sempre, ao cumprir a etapa do dia, se informar sobre como retomar o caminho no dia seguinte. Se possível, fazer um reconhecimento, princpalmente se sair de manhã bem cedo, quando ainda está escuro.
Ao longo do caminho são inúmeros os albergues à disposição dos peregrinos.Em todos que fui o atendimento e acolhimento foi perfeito. Em alguns somos tratados como velhos amigos.
1) sair sempre bem cedo para a próxima etapa, de preferência antes do nascer do sol. Evitará queimaduras do sol; chegará antes do horário de abertura dos albergues, garantindo assim uma boa vaga; terá tempo para descansar, fazer uma refeição, interagir com outros peregrinos, fazer visitações, programar a próxima etapa;
2) cuidar bem dos pés, massagendo-os, Untá-los com vaselina de manhã e cuidar para que as meias sejam bem colocadas, evitando dobras,....;
3) se recolher cedo para dormir várias horas e se acordar disposto(a);
4) respeitar a etiqueta peregrina para facilitar a vida de todos.
5) ACESSE www.peregrinoviajor.com