
Mar, 28/01/2020 - 22:48
Caminho Português pela Costa
Boa noite a todos,
Na segunda quinzena de abril vou fazer o caminho da costa saíndo do porto, gostaria de saber a vossa opinião sobre:
1- o que levar na mochila? qual a sua capacidade ideal?
2- A opção de seguir sempre pela costa na primeira etapa está bem sinalizada?
3- outras sugestões
Obrigada desde já
- Inicie sesión o regístrese para comentar
Hola, hice este camino en 2018, y me gusto mucho,
1.Se recomienda llevar una mochila que no exceda del 10% de tu peso corporal, y dentro pues saco, necesser, un par de pantalones....
2. No te pierdes, es seguir el rio todo el rato y creo recordar que por Matosinhos ya habia flechas amarillas, pero vamos que es imposible perderse
3. Te pego la ruta que hice yo de Oporto a A Guarda, por si te sirve de referencia.
https://www.gronze.com/camino-portugues-costa/experiencias/camino-portugues-por-costa-en-primavera-2018
Saludos y buen camino
Olá marleneferreira.
Saudações desde Brasil.
Fiz esse caminho em outubro/2019. Se vc for sair da catedral do Porto NÃO siga as indicações das flechas que diz Caminho Português da Costa. Da catedral, ou de onde você partir, vá até a Ribeira do Douro e siga por as calçadas e passarelas até a foz do Douro. De lá pela beira mar até Matosinhos. Não tem indicações, mas não tem erro.
Em Matosinhos já tem as marcações com flechas amarelas do caminho.
Recentemente eu fiz uma lista do que levar para o Caminho para um amigo. Mas não sei como te enviar por esse fórum. Me escreva um e-mail que eu te envio: joaobatistacampos1@gmail.com
Abraços e bom caminho.
Obrigada, já enviei o email.
marleneferreira, yo empiezo el camino desde Lisboa el 1 de Abril, sería bonito encontrarnos. abc.
Olá Marlene;
Como já foi dito, carimba na Sé do Porto, desce para a ribeira e vai em direção à foz, daí para Matosinhos, depois do castelo do queijo ja está marcado. Pergunto vai fazer Caminha - Valença ou Caminha - La Guardia? ( +1 dia). Vai fazer a variante espiritual? (+1 dia). Vai ficar nos albergues oficiais?Amanhã vou de novo p/ o caminho. Terei todo gosto em ajudar, se me quiser contactar estarei em jcgarrido@portugalmail.pt, enviarlhe-ei toda a informação com base nas minhas experiências. Bom caminho.
Olá,
Estou a pensar em ir em direçao a La Guardia e ficar em albergues oficiais, em relação à variante espiritual ainda estou a pensar, logo vejo quando estiver no caminho.
Obrigada pela ajuda.
Olá Marleneferreira.
Saudações do Brasil.
A Variante Espiritual é muito bonita, com vários atrativos. Creio que você vai gostar se optar por fazer.
Na internet tem vários sites (sítios) que você pode consultar para definir.
De qualquer forma, o que você escolher será o seu e o melhor caminho!
Abraços e Bom Caminho!!!
João
Hola marlen
Yo hice ese camino el año pasado en el mes de agosto.
Respecto a la mochila es muy importante llevar lo necesario pero no superar, según dicen, el 10% de tu peso.
Ten encuenta que te puedes encontrar que algun día no podrás lavar y secar la ropa, dos mudas de todo y de prendas más pegadas al vuerpo hasta tres. Pantalones, yo he descubierto estos de hacer deporte tipo malla que ocupam poco y abrigan más que un tejano, el otro estaría bien que fuera resistente al agua y viento, las camisetas térmicas son muy buena opción. El impermeable tipo poncho que te cubra a ti y a la mochila.
A pesar de hacerlo en agosto no pasé nada de calor y por la noche menos, así que llevate algo de abrigo y contra el aire.
El camino es muy fácil y está muy bien señalizado.
Vigo es el único sitio donde no está bien señalizado, debes subir a la parte superior de Vigo y si preguntas por el camino no todos saben pero si mencionas el camino del agua, creo que en gallego es traida do agua, te será de ayuda. Una vez has subido hasta él, el camino es muy facil y tiene unas vistas fantánticas sobre la Ria de Vigo, No te recomiendo que hagas el camino por la costa para salir de Vigo ya que es muy industrial
Durante el camino pasas por zonas pobladas y por tanto servicios siempre tendrás.
A partir de Ramallosa tome la variante que va un poco más por el interior, para variar.
Que tengas un buen viaje y lo disfrutes
Olá Marlene, o caminho é longo, pelo que dá tempo para viver todas as emoções, mas se tiver a sorte de encontrar outros peregrinos com o seu perfil, aceite a partilha, deixe-se envolver pelo espírito do caminh. O nº de kms/dia ou nº de dias que vai ter para o caminho, é a 1ª vez no caminho, caminha habitualmente? A respsta a estas questões é que a vão ajudar a gerir o esforço. Se vai Caminha - La Guardia, atenção ao ferry (+351 258 092 564) fracos horários e neste momento está avariado!!! se tudo estiver bem, chegue a Caminha, tome o ferry e durma em La Guardia, se não, fique no albergue de Caminha e depois siga para Valença. Se quiser fazer o espiritual, depois de Pontevedra à indicações para a variante espiritual, não perder visita ao claustro do mosterio de Poio (depois perceberá porquê), visita e pausa em Combarro, de seguida subida algo dura até Armentera (vista extraordinária sobre ria de Pontevedra), fique no albergue e pernoite. Pela manhã saia de Armentera já com boa luz (não caminhe no escuro) o inicio desta etapa merece ser bem desfrutada. Quanto a mochlia, pouca roupa, vai lavando e secando pelo caminho, por isso roupa fina e leve,corta vento e impermeável; Produtos de higiene em quantidades reduzidas (tipo viagens Low-cost), palmilhas de gel (sapatilhas leves e ligeiras) muito boas meias, e pés sempre bem hidratados (Nivea), pensos para bolhas (gel), paracetamol ou voltaren retard. Se tiver resguado para muchila, tudo bem se não meta tudo dentro deve ir em sacos de plático. Se precisar de algo mais, tem o meu mail. Bom Caminho
Olá João Caminho e Marleneferreira
Saudações desde o Brasil!
Vejam, olhei agora a pouco no site da Prefeitura de Caminha e não tem informação que o Ferryboat que faz a travessia para A Guarda está avariado:
https://www.cm-caminha.pt/pages/1079
De qualquer forma, se estiver avariado ou os horários de travessia não forem compatíveis com a programação estabelecida, na chegada de Caminha, perto do Camping Orbitur às margens do Minho, tem várias embarcações de Locais que fazem a travessia. É mais caro (5,00 Euros, o ferry é 1,50), mas as vezes é compensador.
Eu fiz essa travessia de barca ligeira com minha esposa em outubro/2019, visto que o Ferry iria partir somente as 17:00, pois é dependente da maré, e para mim era muito tarde.
Com 2 pessoas já se faz a travessia por 5,00 cada.
Abraços e Bom Caminho